Friday, July 4, 2014

Audio Lingua

Olá, queridos leitores do blog Aprendente de Línguas!

Hoje, em uma de minhas surfadas na web, acabei encontrando uma sugestão de ferramenta de áudio para ajudar-nos com nossas atividades de compreensão auditiva. 

Compreensão auditiva é, para a maioria dos aprendentes de línguas estrangeiras, um bicho de sete cabeças, e encontrar material adequado ao nosso nível de proficiência (básico, intermediário ou avançado) pode se tornar uma tarefa demorada devido à imensidão de sites (muitas vezes os sites sequer são bons, mas o Google os lista de maneira arbitrária pelo simples fato de serem os mais acessados, o que nem sempre é um bom critério). Porém, graças às mentes brilhantes que têm surgido cada vez mais na internet, agora dispomos do site Audio Lingua (não, não confunda com o método de ensino de línguas chamado Audiolingual!!!). O Audio Lingua (sim, o nome do site se escreve separado) é uma poderosíssima ferramenta de busca de materiais de áudio gravados por nativos. 



Os arquivos têm duração de, no máximo, 2 minutos, o que facilita você a praticar a sua compreensão auditiva, pois, ao contrário de podcasts, que geralmente são muito longos, com os áudios do Audio Lingua você não vai se perder nem se entediar ouvindo debates, discussões ou notícias sobre assuntos aleatórios, dos quais você sequer se lembraria direito ao fim da gravação. Atesto que ouvir áudios de curta duração são ideais para quem é iniciante e intermediário. No ano passado, adquiri um material de alemão chamado Optimal Fertigkeitstrainer e melhorei significativamente meu Hörverstehen (compreensão auditiva, em alemão) por meio de ouvir repetidas vezes o mesmo arquivo de áudio, os quais geralmente duravam em torno de 0:40 a 2:00, em sua grande maioria.

É óbvio que existem técnicas para ouvir em língua estrangeira, mas isso fica pra outro post. De antemão, adiantaria pra você que é necessário não só entender o contexto, como também ter um vocabulário básico com algumas das palavras mais frequentes da língua, e também conseguir "pegar de ouvido" uma(s) ou outra(s) palavras soltas, a fim de ir ao dicionário e buscar o significado dela. Daí, ouvir de novo (e quantas vezes forem necessárias até que você compreenda o que está sendo dito). Se você não tem o mesmo TOC de repetir a mesma faixa de áudio várias e várias vezes como eu, desenvolva-o (brincadeirinha! Mas que ele me ajuda, ajuda!).

O nível das gravações está classificado de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas. Em suma, eles são A1 e A2 (iniciantes), B1 e B2 (intermediários) e C1 e C2 (avançados).

Enfim, acessem o site e tirem suas próprias conclusões. Não precisa se cadastrar para poder baixar, mas será necessário caso queira contribuir com uploads de gravações feitas por você. Eu mesmo já estou pensando em dar minha contribuição a esse projeto tão inovador e louvável. 

Eis o link: http://www.audio-lingua.eu/ 

Deixem suas impressões e opiniões nos comentários! Gostaria muito de saber o que acharam do site e da dica.

Boa aprendizagem!

Luiz

2 comments:

  1. Maaaaassa, Luiz!!! Boas dicas!! Não conheço ainda este site... vou já lá visitar. :) Valeeeu!! ;)

    ReplyDelete